Por que investir em Políticas Públicas para a adolescência e juventude é pensar no futuro?

Os adolescentes e jovens estão numa fase da vida em que as escolhas são de fundamental importância, diante das possibilidades para construir seu o futuro e só terão acesso sobre o que lhes é oferecido, com informações sobre Programas e Políticas Públicas que contribuam para o desenvolvimento pessoal e formação profissional.

A finalidade dos Programas de Aprendizagem é garantir-lhes os direitos à formação humana, cidadã e social, com conhecimento e reflexão sobre processos multidisciplinares, interculturais com as possibilidades de exploração entre saberes e práticas. É importante que os Programas de Aprendizagem tenham conteúdos cuja finalidade seja o aprimoramento e ampliação do universo informacional, além da inserção no mundo do trabalho.

Neste contexto, a Legislação da Aprendizagem é a força motriz na garantia de formação integral e parte importantíssima nas Políticas Públicas da Juventude. O objetivo é que a aprendizagem profissional, definida legalmente no nível de formação inicial e continuada de trabalhadores, possibilite novas formas de inserção produtiva, com a devida certificação.

Na Associação Projov as ações têm sempre o compromisso com a formação permanente dos beneficiários a respeito de valores, atitudes, emoções e sentimentos, sempre lhes proporcionando espaço para discussão, análise, orientação, críticas e sugestões. Durante a contratação, os jovens têm direito à formação profissional, paralelamente, ao ensino convencional.

Como Política Pública de caráter permanente, a Aprendizagem reúne a qualificação e inserção em uma única ação, pois aborda questões do processo de formação com a tecnologia.

Na orientação às famílias em situação de vulnerabilidade e risco social é importante ressaltar que para os seus adolescentes, jovens e pessoas com deficiência, além de proteção social, integração e inserção profissional, através dos Programas de Aprendizagem, há também o compromisso com a defesa de garantia de direitos.

Durante o processo de aprendizagem, os adolescentes serão incentivados a questionar, investigar razões, experimentar soluções, resolver problemas, exercitar a curiosidade e finalmente assumir responsabilidades.

Neste contexto, os adolescentes adquirem capacidades e mergulham na percepção autêntica da aprendizagem, havendo assim o equilíbrio entre “saber”, “saber fazer”, “saber viver com os outros” e “saber ser”.

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