Legislação da Aprendizagem 10.097/00

Segundo a Lei da Aprendizagem, as empresas de médio e grande porte devem contratar jovem aprendiz, levando em consideração uma cota que deve ser calculada de acordo com o número de colaboradores da empresa e funções que demandem aprendizagem.

A empresa deve contratar jovens para atuação em sua empresa de acordo com a Legislação e ao mesmo tempo inscrevê-los em curso de aprendizagem. O jovem deverá trabalhar 4 dias da semana na empresa (Aprendizagem Prática) e simultaneamente deverá realizar a Aprendizagem Teórica 1 vez por semana na Entidade.

O PROJOV tem Programa de Aprendizagem validado pelo Ministério do Trabalho e Emprego e cadastrado no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).

 


Programa de Aprendizagem – PROJOV 

Como funciona:

Objetivo geral: Promover o desenvolvimento integral, a qualificação e inserção profissional de adolescentese jovens, a partir da aprendizagem nas funções: Assistente Administrativo  |  Logística  | Comércio e Varejo  |  Teleatendimento Híbrido

O jovem trabalha como Aprendiz nas empresas parceiras e realizam Aprendizagem Teórica no PROJOV, conforme exigência da Lei da Aprendizagem.

Público Alvo: Jovens de 15 a 24 anos e empresas que precisem cumprir com a Lei da Aprendizagem.

Pré requisitos para o jovem: Estar frequentando o ensino regular em escola pública ou ser 100% bolsista em escola particular.

Pré requisito para a empresa:  Ter cota a ser cumprida.

Duração do programa: o contrato com a empresa é determinado e tem duração de 11 meses.

O jovem deve ter uma carga horária e teórica e prática, ou seja 4 dias da semana irá para a empresa realizar a parte prática e 1 vez por semana no PROJOV realizará a parte teórica.

Cursos: Assistente Administrativo  |  Logística  | Comércio e Varejo  |  Teleatendimento Híbrido

 


Jovem iniciante no Programa de Aprendizagem PROJOV

Após ter realizado o Programa PROJOV de Capacitação Profissional para o Trabalho, o jovem passará a participar de entrevistas de acordo com o perfil da vaga enviada pela empresa parceira, perfil e localidade.

Curso introdutório
Após selecionar o jovem e realizar todo o processo de admissão (coleta de documentos, exame admissional, assinatura de contrato), o Aprendiz fará um curso introdutório de 3 semanas antes de iniciar na empresa, completando a carga horária exigida pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Após Curso introdutório – Início no trabalho – Aprendizagem Prática em concomitância com a Aprendizagem Teórica

Ao iniciar na empresa, trabalhará 4 dias da semana na empresa (6h) e 1 dia da semana voltará ao PROJOV para participar do Aprendizagem Teórica (6h) em uma das funções: Assistente Administrativo  |  Logística  | Comércio e Varejo  |  Teleatendimento Híbrido.

 


Grade curricular dos Cursos Teóricos:

Assistente Administrativo
(Resumo do Conteúdo)

● Atendimento ao Cliente;
● Introdução à Gestão Empresarial;
● Gestão da Qualidade;
● Gestão Financeira;
● Gestão de Recursos e Materiais;
● Gestão de Recursos Humanos;
● Contabilidade Básica;
● Cartas Comerciais;
● Técnicas de Arquivamento.

 

Logística
(Resumo do Conteúdo)

●Administração e Movimentação de Materiais;
● Introdução à Logística;
● Planejamento e Controle;
● Fabricação;
● Suprimentos (Compras).

 

Comércio e Varejo
(Resumo do Conteúdo)

● Atividades Relacionadas ao Varejo: Mercantilismo;
● Atendimento ao Cliente;
● Estratégias do Varejo;
● Gestão de Marketing.

 

Teleatendimento Híbrido
(Resumo do Conteúdo)

● Técnicas de Comunicação;
● A Arte de Vender;
● Call Center;
● A Informatização e o Telemarketing;
● Conceitos Básicos de Telemarketing;
● O Telemarketing Ativo e Receptivo.

O Programa contempla também, curso de informática com Windows, Word, Excel, Power Point, Internet, conforme programa da Microsoft.

Método: Atividades são desenvolvidas na forma de aulas teóricas e de soluções de trabalhos práticos, palestrados por profissionais nas áreas de suas especializações.

Unidades: Barueri / Santana de Parnaíba / Semeador (Verificar dias da Aprendizagem Teórica)

Horário: 08h às 15h


>> Empresa: Como contratar um Aprendiz do PROJOV ?

Entre em contato com o departamento de Relações Empresariais do PROJOV e agende uma visita.

Teremos o prazer em lhe auxiliar, explicando todos os detalhes da contratação de um Aprendiz. Desde suas responsabilidades legais, como deve ser feita a contratação, até mesmo o auxilio no recrutamento e seleção e processo de aprendizagem dos jovens durante a vigência do contrato.

(11) 4166-2630 Ramal: 203/ 209 | contato@projov.org.br

>> Saiba Mais

>> Jovem: Como ser Aprendiz?

Após participar do Programa PROJOV de Capacitação Profissional para o Trabalho, o adolescente estará pronto para iniciar o processo de inserção no mercado de trabalho. O PROJOV conta com mais de 200 empresas cadastradas, tendo acesso as oportunidades, auxiliando a empresa no processo de recrutamento e seleção dos candidatos. Após passar pela entrevista e uma vez selecionado pela empresa, o jovem passa a fazer parte do programa de aprendizagem.

 >> Saiba Mais